Planejar viagens de negócios ou a lazer envolve uma série de providências que vão desde a reserva dos voos e hospedagem, passando por acertos com relação ao traslado e locação de veículos, até a própria organização da bagagem.

Montar uma mala pode gerar mais dúvidas do que o imaginado. Como distribuir melhor os objetos? E o peso, qual o limite que é possível carregar por viajante? Para garantir segurança e conforto a todos os envolvidos, e evitar eventuais perdas ou danos, é fundamental planejar essa etapa da viagem da melhor forma possível.

No caso das viagens de negócios, os cuidados com a bagagem muitas vezes precisam ser redobrados por conta de equipamentos ou documentos que estão sendo transportados junto com os passageiros. Qualquer pessoa que viaja a trabalho sabe que representar o patrimônio da empresa é uma responsabilidade ainda maior.

Existem algumas práticas relacionadas às bagagens que são comuns a passageiros que viajam a negócios ou a lazer. As novas regras das companhias aéreas com relação às bagagens, por exemplo, agora autorizam que as empresas cobrem pela bagagem despachada. A extinção da franquia de bagagem obrigatória é um dos pontos de discussão entre as empresas, os passageiros e, em último grau, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As companhias aéreas não são obrigadas a oferecer a franquia de 23kg para voos nacionais e de dois volumes com até 32kg para voos internacionais. Agora, podem cobrar por esse serviço como se fosse uma taxa extra. Em contrapartida, para a bagagem de mão, o limite passou de 5kg para 10kg.

Essas determinações relativas ao peso da bagagem valem tanto para viagens de negócios quanto a lazer. Lembre-se: na hora de separar a bagagem de mão e a mala para despache, opte por levar consigo durante o voo os objetos e documentos de maior valor.

Viagens de negócios e a lazer: a diferença de bagagens

Mas o que não pode faltar na bagagem? Depende do destino e do objetivo da viagem. Em casos de viagem a lazer, com a família, é fundamental adequar o vestuário ao destino: roupas leves para lugares de praia; casacos e calças pesadas para lugares frios. Nesse cenário, muitas vezes a bagagem também envolve algum equipamento de esporte, como prancha de surf, skate e até mesmo bicicletas. No caso, é ideal consultar a empresa aérea sobre os procedimentos para realizar o embarque.

Já no caso das viagens a negócios, diante de uma agenda repleta de compromissos e reuniões, o ideal é otimizar espaço e peso. Opte por poucas roupas e uma paleta escura de cores. No caso de roupas formais, dois ternos para um compromisso de uma semana basta. As cores escuras garantem que eventuais manchas possam ser mais facilmente disfarçadas.

Divida o espaço dentro da mala para reservar lugar para documentos ou equipamentos que devem ser transportados. Em alguns casos, organize em pastas documentos em papel para evitar perdas ou danos que comprometam a integridade das informações. Com relação a equipamentos, como computadores e câmeras, não hesite em levá-los como bagagem de mão, o que evita riscos dentro do bagageiro do avião.

Ao organizar a mala, é ideal colocar os itens mais pesados por baixo e os mais leves por cima, assim é possível evitar que as roupas ou objetos mais frágeis amassem. Em vez de dobrar as roupas, uma opção é enrolar as camisas e calças a fim de economizar espaço na mala e evitar vincos nas vestimentas.

Uma das formas de evitar maiores transtornos com relação à bagagem, além de respeitar o limite de peso e cuidar da organização dos elementos dentro da mala, é identificar a posse da bagagem com nome, telefone e, dependendo do caso, endereço. Isso possibilita que, diante de um eventual extravio, o dono seja localizado.

Outro aspecto que ajuda a preservar a integridade dos objetos transportados são os lacres ou cadeados. Trancar devidamente a mala garante que a bagagem chegue ao seu destino final, com ou sem desvios, em segurança. Saiba como lidar com essas e outras emergências durante viagens de negócios aqui.

Ao longo do texto, fornecemos algumas dicas para que as viagens de negócios ou a lazer possam acontecer da melhor forma, mas temos muitas outras sugestões para  você realizar uma excelente viagem corporativa em nosso blog.  Afinal, cada detalhe é importante no planejamento e faz a diferença no resultado final da viagem.

Conheça as vantagens de contar com uma TMC (Travel Management Company) ao realizar uma viagem corporativa. Fique por dentro das condições e serviços oferecidos pela Stabia Turismo, empresa especializada em agenciar empresas e indivíduos no planejamento e realização e viagens de negócios.

Share This