Situações de emergência em viagens corporativas são passíveis de acontecer a qualquer momento. Afinal, nunca se sabe quando estamos sujeitos a riscos ou não.

Com a escalada da criminalidade, e a ameaça crescente do terrorismo a nível global, por exemplo, lidar com situações de emergência tem se tornado um fato cada vez mais comum.

Ao mesmo tempo, o crescimento do segmento de viagens corporativas obriga as empresas a dedicarem total atenção para garantir a segurança dos viajantes e colaboradores que realizam os deslocamentos. O fato de desempenhar o seu trabalho com segurança é, na maior parte das vezes, decisivo na maximização dos resultados.

Para isso, muitas empresas já contam com um gestor especializado e encarregado de planejar a viagem com antecedência, atento aos mínimos detalhes para garantir a segurança dos profissionais que representam os interesses e o nome da empresa em diferentes destinos.

Eventuais imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Por isso, é fundamental manter uma comunicação aberta com todos os membros envolvidos para que todos estejam cientes do desenrolar dos processos ao longo da viagem.

Como lidar com situações de emergência em viagens corporativas?

O monitoramento é um quesito importante para garantir a segurança e o bem-estar de nossos viajantes. Saber o que aconteceu é só o começo ao gerenciar uma crise. Também é necessário identificar quem foi afetado, como e quais são os próximos passos lógicos antes de providenciar a ajuda adequada.

Tudo isso deve ocorrer no menor tempo possível. Dessa forma, planejar todos os passos de forma antecipada é a primeira atitude para minimizar riscos e situações de emergência em viagens corporativas.

Ciente de todos os riscos e detalhes que envolvem o planejamento de uma viagem corporativa, decidimos separar algumas dicas que podem ajudar você a se organizar melhor para minimizar o impacto de eventuais imprevistos na realização da sua viagem. Veja a seguir.

Pesquise sobre o destino que está no seu roteiro!

Ao planejar todos os passos para a realização de uma viagem corporativa, é essencial pesquisar sobre o destino. Assim, é possível entender quais são os riscos e o que pode representar um problema dentro da sua viagem corporativa.

Ao pesquisar detalhadamente sobre o destino que está em seu roteiro, é possível priorizar a reserva de hotéis em áreas mais seguras, não só no que diz respeito aos índices de criminalidade, mas também em relação a eventuais problemas climáticos ou catástrofes naturais, que também podem configurar emergência em viagens corporativas.

Estude a contratação de um Seguro Viagem

Os problemas que podem afetar sua viagem corporativa também ultrapassam a esfera estrutural ou climática. As situações de emergência em viagens corporativas podem dizer respeito a algum problema de saúde, sem falar em questões como extravios de bagagem e problemas jurídicos atrelados a vistos e documentações.

Nesse contexto, o seguro viagem garante reembolso de eventuais gastos dos viajantes e funcionários envolvidos, de forma que possibilita o atendimento e também a indenização contra diversos tipos de acidentes e problemas.

Preze pela segurança e uma comunicação horizontal

A ideia de manter um canal de comunicação aberto com todos os envolvidos na viagem corporativa é fundamental para minimizar qualquer impacto negativo.

É ideal informar os viajantes caso haja algum incidente que coloque em risco o planejamento da viagem. Também aconselha-se fazer recomendações para que todos evitem situações de risco. A comunicação diária é uma das formas de manter o contato e monitorar se tudo segue conforme o planejado.

Qualificação do setor emergencial

Grande parte das empresas que se dedicam às viagens corporativas apostam no setor emergencial para atender a qualquer tipo de solicitação de emergência em viagens corporativas. Essa brigada de profissionais deve estar à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, para cuidar de diferentes demandas.

Suas atribuições variam da resolução de problemas com bilhetes aéreos, remarcação de passagens e até reserva de última hora em hotéis. Contudo, as regras de atuação do setor devem ser claras para que as medidas não comprometam o plano de controle de custos da empresa.

A contratação de uma agência especializada em viagens corporativas como a Stabia Turismo pode otimizar o investimento em infraestrutura, oferecendo todos os cuidados necessários para garantir uma boa gestão da viagem e o cumprimento de toda a logística planejada.

Sua empresa pode contar com diversas opções de companhias aéreas, bem como hotéis, locadoras de veículos e outros serviços. Os colaboradores conseguem comprar suas viagens através de nossas tecnologias ou contar com nossa equipe de especialistas em viagens corporativas.

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais notícias como essa e se manter atualizado sobre todos os assuntos que rondam o universo das viagens corporativas.

Share This