As mudanças de comportamento da sociedade em torno da mobilidade sempre envolveram um espírito empreendedor. Desde a construção das primeiras ferrovias e rodovias, a inovação sempre girou em torno das alternativas vinculadas ao transporte e à mobilidade dentro das cidades.

Atualmente, a questão da mobilidade superou o desenvolvimento de carros elétricos. Veículos com autonomia em termos de dirigibilidade, carros e bicicletas compartilhadas são algumas das novidades que vêm modificando o panorama dos transportes nas grandes cidades.

De acordo com estudo do International Transport Forum (ITF), uma maior adesão às diferentes formas de mobilidade compartilhada poderia reduzir as emissões de gás carbônico na atmosfera e também o volume de congestionamento. O levantamento indica que o trânsito seria reduzido em até 55% em áreas metropolitanas durante o horário de pico.

Quais os benefícios da mobilidade compartilhada?

Diante de um mecanismo de mobilidade compartilhada itinerante, o tráfego entre casa e trabalho ficaria mais fácil e equilibrado, e a necessidade de vagas para estacionar seria reduzida em 95% dos casos, ainda de acordo com a pesquisa do ITF.

Isso também possibilita, em certa medida, que o espaço das vagas protagonizasse outro uso público, como a construção de parklets, espaços públicos de descanso e convivência. Ao considerar a mobilidade compartilhada como critério na hora de estabelecer o planejamento e as políticas de transporte para as cidades, é possível perceber que, ao pensar as cidades para as pessoas, e não para os carros, ganha-se em qualidade de vida.

A substituição dos carros privados por mecanismos de mobilidade compartilhada, incentivo ao transporte público e outras formas de locomoção como as bicicletas é uma estratégia fundamental na hora de pensar um transporte mais sustentável e rentável tanto para a cidade quanto para o bolso do cidadão e consumidor.

A sociedade enquanto coletivo, ainda tenta interpretar os efeitos desta revolução na mobilidade. Mas fato é que as implicações da mudança em curso vão além de aspectos importantes como acessibilidade e sustentabilidade, refletindo, por exemplo, na organização e planejamento das empresas com relação às viagens corporativas.

A mobilidade compartilhada em viagens corporativas

Considerar a mobilidade compartilhada no planejamento de uma viagem corporativa pode representar ganhos para a empresa. Em primeiro lugar, em termos de redução de custos. A cobrança de tarifas nos programas de mobilidade compartilhada acontece de forma mais justa, e pode se apresentar como alternativa a taxas exorbitantes para locação.

Optando pela mobilidade compartilhada, seja a partir de aplicativos ou outras plataformas, você terceiriza, de certa forma, a questão do transporte e locomoção, limitando-se apenas a fazer as contas e planejar bem os deslocamentos, mas sem se preocupar com locação de carro, manutenção, prevenção de riscos e posterior devolução.

Andar com transporte público, muitas vezes, pode representar, além de grande economia, uma experiência enriquecedora ao viajante. Primeiro por ficar mais próximo da cultura local. Depois, por conhecer novas localidades e pessoas que, por que não, podem despertar a possibilidade de um novo negócio ou experiência.

Ao recorrer aos programas de mobilidade compartilhada, não raramente, é possível ganhar um novo guia para sua viagem, com indicações de pontos turísticos, melhores restaurantes para comer, hotéis para se hospedar. Toda essa relação enriquece a experiência da viagem e traz novas vivências ao profissional.

Além de otimizar o investimento na viagem, ao optar por alternativas de transporte compartilhado, a empresa também ganha com a experiência do profissional que, a partir de agora, já pode ser escalado para outras missões em viagens corporativas sem maiores ressalvas. Conviver com culturas e hábitos diferentes se mantém como um desafio até ser experimentado de verdade!

As novas tendências em torno da mobilidade urbana, como formas de mobilidade compartilhada, podem sim ser incorporadas às viagens corporativas de forma benéfica, apresentando vantagens tanto à empresa, em termos de orçamento e organização, quanto ao viajante, que tem a possibilidade de enriquecer sua estadia com novas experiências.

Uma empresa especializada em consultoria de viagens corporativas, como a Stabia Turismo, deve estar sempre antenada para oferecer os melhores recursos e novidades aos clientes para transformar as viagens corporativas em experiências únicas e inesquecíveis.

A principal tarefa é cuidar de todos os detalhes para que o deslocamento aconteça sem nenhum imprevisto e risco aos resultados desejados. Conheça nossos serviços e condições para viagens corporativas.

Share This