Normalmente, ao procurar por um serviço, uma das primeiras coisas que levamos em conta é a taxa que as empresas cobram. Quanto mais baixa, melhor. Certo? Nem sempre. Neste artigo, explicaremos o motivo pelo qual confiar em taxas muito baixas pode ser uma roubada.

No mercado existem várias maneiras de precificar um serviço. De acordo com a margem de lucro desejada, de acordo com o preço de venda de outras empresas que fornecem o mesmo serviço e, dentre muitas outras, pelo índice Mark Up.

O conceito de Mark Up é bastante simples: trata-se do valor de venda de um produto, somando-se o custo de produção a uma margem de lucro. Para calculá-lo, é necessário somar os valores das despesas, da produção, dos impostos, e do lucro pretendido por unidade.

Com o Mark Up, é possível vender um produto a um preço que esteja de acordo com o lucro desejado. É um método bastante justo que, no entanto, pode ser usado pelas empresas sem que haja transparência, aliado a outras formas de obtenção de lucro, e no fim das contas, quem acaba saindo prejudicado é o cliente.

O Mark Up em agências de viagens

Uma agência de viagens, por exemplo, pode adotar o método de precificação Mark Up e ainda cobrar por taxas. Contando que esta agência já obtém lucros pelo preços que aplica, se ainda cobra por taxas, entende-se que há uma contravenção de ordem tributária.

As taxas baixíssimas se dão porque o enfoque da empresa não está na taxa em si, mas sim atribuídos dentro dos produtos oferecidos, tais como passagens aéreas, serviços de hotéis e locação de automóveis. O superfaturamento é tão comum no setor, que economistas já surgiram com um termo para a prática: maquiagem (Makeup) de bilhetes.

Nada mais justo do que pagar um valor condizente com o serviço prestado. As empresas precisam do lucro para poderem se manter ativas. Por isso, pesquisar é sempre muito importante. Especialistas em economia sugerem que o cálculo de uma viagem seja feito antes da procura por empresas que prestem esse tipo de serviço. Ao contratar uma agência de viagens, some o valor de todos os serviços que estão inclusos. Depois, é só comparar com os valores propostos pela agência. Desta forma, você poderá identificar se os valores cobrados estão de acordo com o esperado.

Outra maneira de evitar uma possível exploração é sempre desconfiar de taxas muito baixas. Nenhuma empresa presta serviços sem obter lucros. Se não for por meio de taxas, será de alguma outra forma. Para não ser enganado, busque sempre empresas que cobram por seus serviços de forma clara e transparente.

A Stabia TMC

A Stabia TMC trabalha com taxas fixas, firmadas em acordo com cada cliente (quanto maior a demanda, menores os preços), e também com a chamada Success Fee. Esta última funciona assim: o sucesso do cliente é parte da remuneração da agência. Se o cliente economizou “x” reais, de acordo com os KPIs estabelecidos em contrato prévio, a remuneração da Stabia TMC será de 20% de “x”. Desta forma, os benefícios são mútuos, pois a agência de viagens corporativas obtém seu lucro e a empresa contratante ainda terá economizado 80% de “x”.

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