Para construir uma boa gestão de viagens corporativas também é necessário considerar as possibilidades de investimento da empresa. Avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) é fundamental para perceber qual foi o saldo e o que foi conquistado após todo o processo que envolve uma viagem corporativa.
O ROI é um índice estratégico para maximizar o potencial das operações. Sem mensurá-lo, fica impossível garantir que certa medida alcançou o patamar desejado e fez jus às expectativas que foram geradas. Sem calcular o ROI, fica difícil saber se os esforços empregados resultaram em lucro ou prejuízo para a empresa.
A tarefa de fazer a gestão das viagens visa mensurar indicadores para entender e garantir bons resultados. O ROI se trata de um tipo de indicador, cujo objetivo é mensurar a rentabilidade das ações da empresa, inclusive, vinculadas à gestão das viagens corporativas.
O papel do ROI nas viagens corporativas
Além de conhecer as necessidades das ações, dentro de uma empresa, torna-se fundamental mensurar o seu retorno. Sendo assim, o êxito de uma ação nasce da comparação entre os custos e o retorno gerado.
Dentre de todos os cálculos e variações do ROI, uma perspectiva é mais simples: quanto maior forem os gastos, menor será o retorno liquido. Ao pautar a gestão da viagem pelo cálculo do ROI esperado, é possível otimizar a logística de forma a reduzir os custos.
Os resultados de uma viagem corporativa podem até ser subjetivos, de acordo com a opinião pessoal de cada um dos envolvidos. Mas, na perspectiva do gestor, o que não deve sair da pauta é a relação entre os custos envolvidos e os lucros obtidos com a viagem.
Uma pesquisa realizada pela Oxford Economics identificou que 40% dos potenciais clientes não fechariam negócios sem a presença de um representante da empresa. De modo geral, viagens corporativas são um grande investimento no negócio para serem submetidas a qualquer risco.
O que deve ser levado em consideração para calcular o ROI?
O cálculo do ROI leva em pauta todos os custos de uma viagem em relação ao lucro que a mesma gerou para a empresa. Você deve subtrair os custos de viagem do lucro, e dividir o resultado pelos custos de deslocamento.
Apesar de se tratar de uma equação simples, alguma variante pode não ser exata. Para algumas empresas, por exemplo, é complicado mensurar o lucro imediatamente, pois depende de outras variáveis. Uma viagem dedicada exclusivamente a treinamentos da equipe não apresenta lucros imediatos, mas os benefícios podem ser mensurados a longo prazo.
Os diferentes motivos que envolvem uma viagem corporativa, como o aumento do networking, a conclusão de contratos, o fechamento de oportunidades de negócios, entre outras, impactam diretamente sobre o cálculo do ROI. Veja algumas dicas:
- Planejamento
A melhor forma de garantir um bom retorno sobre o investimento é aplicar as energias no planejamento. Esclarecer os motivos da viagem, o destino, a equipe envolvida e os objetivos, de forma prévia, é fundamental para maximizar as chances de bons resultados.
- Cotação
Estar atento à pesquisa dos preços é fundamental para otimizar os custos, sempre de olho no potencial retorno que é esperado. Fazer orçamentos e cotação de preços com relação a voos e reserva de hotéis, bem como opções de traslado mais em conta, configuram um grande diferencial na hora de contabilizar o saldo da viagem.
- Retenção
Como foi dito anteriormente, fazer a retenção ou a contenção dos gastos é fundamental para contribuir com o aumento do ROI. Otimizar os gastos é uma atitude que, em meio a uma viagem corporativa, maximiza as chances da empresa alcançar resultados no mesmo patamar das expectativas que foram geradas.
Diante de todos esses esforços, contar com uma agência de viagens corporativas especializada pode direcionar suas ações de forma a melhorar seus resultados.
Ao cuidar de toda a gestão da viagem, em total alinhamento com a empresa em questão, a agência agilizará os processos sem descuidar de fatores como a redução dos custos e a segurança dos passageiros envolvidos.
A Stabia Turismo é uma empresa especializada que presta consultoria para melhorar a gestão da sua viagem corporativa. Ao contar com fornecedores qualificados para os serviços, garantimos a segurança e a tranquilidade do cliente ao planejar a viagem corporativa.
Para ficar por dentro de outras dicas e novidades sobre viagens corporativas, assine nossa newsletter e tenha acesso a mais notícias como essa.