Sabe aquela sensação de indisposição? Uma noite mal dormida? Um dia de ressaca? Os efeitos do jet lag despertam um mal-estar semelhante dependendo do deslocamento do viajante.

Trata-se de um reflexo da mudança brusca de fuso horário, somado ao tempo de adaptação para reorganizar o sono e a sensação de cansaço por conta da viagem.

Os incômodos resultantes da troca de fuso horário acometem a todos. Mas, em grande parte das vezes, são executivos e empresários os que mais sofrem com os desconfortos do jet lag durante viagens corporativas porque normalmente não dispõe de muito tempo para adaptações, tendo que participar das atividades planejadas para a ocasião.

Cientes de que o mal-estar gerado pode atrapalhar a produtividade, e por que não comprometer resultados, durante uma viagem corporativa, resolvemos oferecer algumas dicas que podem ajudar você a evitar eventuais prejuízos em decorrência do jet lag.

A ocorrência de jet lag em viagens corporativas

Mas antes de seguirmos com as dicas para minimizar o mal-estar durante as viagens corporativas, vamos explicar mais detalhadamente o significado e os sintomas do jet lag.

Não há tradução literal, no português, para a expressão “jet lag”. O significado mais próximo seria “descompensação horária” ou, em termos médicos, dissincronose. Na prática, trata-se do mal estar causado pela mudança de fuso horário. A fadiga resultante da viagem também pode ocasionar distúrbios do sono para pessoas que viajam entre diversos fusos horários.

O mal-estar que acomete muitas pessoas é uma condição fisiológica, que por sua vez é consequência de alterações no ritmo circadiano – período de 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico. A diferença nos fusos horários, por exemplo, obriga o viajante a readaptar a rotina de alimentação e sono para combater os efeitos do jet lag. De acordo com especialistas, a conta é de um dia para cada hora de fuso horário alterada.

Ao viajar para a Rússia, por exemplo, onde ocorre a Copa do Mundo deste ano, é necessário percorrer um fuso horário de seis horas de diferença. Com isso, um viajante precisaria de seis dias para se ajustar completamente ao novo horário.

No caso de uma viagem de negócios, com reuniões marcadas e um roteiro já pré-estabelecido, é fundamental minimizar os efeitos do cansaço para conseguir honrar os compromissos e cumprir os objetivos profissionais e pessoais que estão em jogo. Já pensou no prejuízo de perder uma reunião para o fechar um negócio por dormir demais no hotel?

Dicas para combater os efeitos do jet lag

Nem imagine isso. A seguir, enumeramos algumas dicas para ajudar você a combater o mal-estar e não arriscar o sucesso dos planos, em se tratando de viagens corporativas ou a lazer.

  • Planeje tudo com antecedência

No caso das viagens corporativas, e de uma agenda repleta de reuniões, organize todos os detalhes antecipadamente para chegar ao destino com antecedência. Ao reservar dois dias de “folga” antes do início dos compromissos, você dá uma margem maior ao seu corpo para conseguir se adaptar ao novo fuso horário.

  • Mantenha uma dieta regrada

Fique sem comer! Mas apenas o tempo suficiente para executar sua primeira refeição no horário local. Ajustar a dieta ao fuso horário é um dos primeiros passos para indicar ao corpo a necessidade de adaptação. A ideia é reajustar o ciclo circadiano pelo estômago. Mas atenção: não é recomendado estender o jejum por mais de 12 horas.

  • Evite bebidas alcoólicas e café

Durante o período de adaptação ao novo fuso, que varia conforme a duração da viagem, evite ingerir bebidas alcoólicas ou café. No caso dos drinques, a intenção é evitar que o sono seja antecipado ao horário comum do novo fuso horário. E o café posterga a sensação de sono, adiando o descanso necessário.

  • Sem pausa para o cochilo

Evite dormir de forma picada, em horários alternativos. Se a viagem for de madrugada, aproveite para compensar o sono durante o voo. Mas evite dormir ao chegar ao hotel, mesmo que o deslocamento tenha sido cansativo. Busque iniciar a rotina ou a agenda de compromissos e opte por dormir só no horário local.

Em se tratando de uma viagem a negócios, para obter os melhores resultados e atingir os objetivos da empresa, é essencial que os profissionais envolvidos estejam plenamente descansados e adaptados. Desta forma, conseguem aproveitar melhor a viagem sem nenhum prejuízo a critérios fundamentais como organização, pontualidade e produtividade.

Conheça os serviços da Stabia Turismo, agência com vasta experiência no mercado, especializada em consultoria de viagens corporativas e cuide para que tudo saia conforme o planejado!

Share This