Logistica para viagens corporativas


O bom planejamento da logística para viagens corporativas é que vai permitir a utilização adequada dos recursos da empresa e reduzir ao máximo a probabilidade de riscos. Além de garantir o conforto dos colaboradores que farão a viagem. Porém, alguns aspectos precisam ser considerados
para que este planejamento seja eficiente. Confira alguns deles no post de hoje.

Escolha do transporte

viagens corporativas avião

O primeiro passo é escolher qual opção de transporte é a ideal para a logística das viagens corporativas da sua empresa.
Alguns elementos direcionam essa escolha, como por exemplo a distância, as vias de acesso, o tempo de deslocamento e o trajeto.
Outro aspecto que pesa no momento de escolher o transporte ideal é o quanto a empresa pode investir ou quanto ela precisa economizar.
Entre os meios de transporte mais comuns na logística para viagens corporativas podemos citar:

Avião

Sem dúvidas é o transporte mais rápido, que oferece mais segurança e comodidade.
É a alternativa perfeita para viagens de grandes distâncias, sendo também, uma ótima escolha em casos onde a viagem demanda maior urgência, quando o colaborador precisa chegar rápido.
Ao optar por esse transporte em sua logística de viagens corporativas, é preciso considerar alguns fatores de risco. Entre eles, possíveis atrasos nos voos, o tempo que é gasto fazendo as conexões e possíveis perdas de bagagens. Além disso, sempre observe se vale a pena economizar em uma viagem que apresenta muitas escalas.

Carro

O carro é mais um dos meios de transporte utilizados na logística para viagens corporativas. É um meio que oferece mais liberdade ao colaborador que fará a viagem, sendo a escolha mais indicada quando as viagens são de curta distância.

O carro também é considerado uma vantagem quando as viagens são para cidades que não possuem aeroportos ou para ser usado como meio de deslocamento na cidade de destino, quando o colaborador possui compromissos em locais diferentes.

As empresas que preferem esta opção precisam observar alguns fatores específicos, como os gastos com a locação do carro, combustível e pedágio. Em caso de viagens com veículo próprio, é preciso estabelecer uma política de valor de km rodado e uma forma para controle e reembolso do mesmo. Essa alternativa pode implicar em alguns riscos, como a responsabilidade civil.

Ônibus

Assim como o carro, o ônibus é uma alternativa mais acessível para viagens de curta distância. Para trechos mais longos, são sempre indicadas as viagens aéreas, já que pode existir um limite de horas para esse tipo de viagem.

Transfer Privativo

Há também, o serviço de transfer, que pode ser a realização do traslado do aeroporto até o hotel ou também, pode ser um meio de transporte quando a viagem é feita em grupo entre cidades próximas. O que proporciona maior conforto e segurança aos viajantes.

 

Considere todos os imprevistos e cuidados necessários

Para que o planejamento da logística para viagens corporativas seja de fato efetiva, é importante considerar todos os imprevistos. Assim você já pode preparar um plano de contingência.

imprevistos viagens corporativas

Confira alguns dos imprevistos que podem se apresentar:

  • Acidentes, manutenção e desvios podem acontecer, podendo causar algumas paradas não programadas;
  • Estado precário das estradas pode causar possíveis atrasos;
  • Atraso na saída;
  • Cancelamento de vôos;
  • Problemas climáticos.

Além disso, para garantir a chegada pontual dos colaboradores à seu destino, com o máximo de segurança e conforto possíveis, é preciso tomar algumas precauções. Medidas podem ser adotadas para conseguir economizar ao máximo sua logística para viagens corporativas, sem comprometer a qualidade da viagem.

Confira algumas providências que podem ser tomadas para isto:

  • Fique atento aos horários das viagens, para aproveitar alternativas mais econômicas;
  • Você pode optar por comprar as passagens com antecedência, conferindo antes se todos os colaboradores confirmaram presença. Nesse ponto, é importante tomar sempre os cuidados necessários para garantir que não gerem alterações que possam aumentar os custos.

Conte com apoio de especialistas

De fato, planejar a logística de viagens corporativas é uma tarefa trabalhosa, que exige o famoso Know-How. Por isso, é importante contar com uma empresa especializada nesse assunto. Nós da Stabia oferecemos todo o suporte que você precisa para uma logística de viagens corporativas. Acesse nosso site e saiba como.

 

 

 

Scroll Up
Share This