Na hora de realizar pagamentos com cartão de crédito em âmbito digital, é fundamental prezar pela segurança. E a TMC é capaz de se alinhar a essa estratégia.
A quantidade de compras e transações via internet vêm aumentando gradativamente. Com as novas possibilidades dentro da rede, há maior facilidade para adquirir produtos com apenas um clique, o que poupa o desgaste com filas, deslocamentos e outros inconvenientes.
Um estudo divulgado pela consultoria PwC analisou o perfil dos usuários que consomem via internet pelo Brasil afora. O resultado mostrou que 38,2% das pessoas acessa sites para adquirir produtos, enquanto 30,9% dos entrevistados ainda prefere ir a um ponto de venda.
Como este, existem uma série de outros estudos que atestam a preferência pelas transações digitais. E diante deste fato, cabe às empresas se adequarem aos padrões e regras de conduta para evitar problemas nas transações, sobretudo, quando estão relacionados ao pagamento.
A criação do PCI – DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), promovida pelas principais bandeiras de cartão de crédito do mundo, resume um conjunto de regras que visa dar maior segurança às transações via internet e também, porque não, nas lojas físicas.
A certificação, que deve ser uma exigência cumprida por toda empresa que realiza transações de compra e venda, foi criada em 2006. No entanto, deve entrar em vigor a partir de 1º de março, após prorrogação da primeira data marcada para junho de 2017.
O adiamento do prazo para a exigência de proteção aos dados do cartão de crédito foi um pedido da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Em se tratando das companhias aéreas e de viagem, como uma TMC, o objetivo em aderir ao PCI é minimizar a ocorrência de fraudes, o que gera um prejuízo de US$ 1 bilhão no mundo todo.
Mas, afinal, como conseguir o PCI?
A certificação PCI-DSS, fundamentalmente, deve seguir alguns requisitos. Deve-se manter a configuração do firewall de proteção do sistema, ao passo que não é recomendado aceitar configurações de senhas já pre-estabelecidas pela plataforma.
Através da criptografia de uso, é aconselhável codificar os dados do titular do cartão e demais informações bancárias para evitar qualquer problema na disseminação das informações na rede. Usar sistemas anti-virus para manter a segurança do ambiente digital também é altamente recomendado.
Atendendo a esse e outros requisitos, que podem ser conferidos na íntegra no documento oficial sobre o PCI, é possível credenciar a TMC para obter a certificação. Mas lembre-se: a data limite já foi prorrogada e se encerra no próximo mês. Veja mais informações aqui!
A importância de uma TMC aderir à segurança dos dados
Para as empresas dedicadas às viagens corporativas ou voltadas ao lazer, torna-se imprescindível a garantia da segurança dos dados. Com o padrão de segurança e privacidade do PCI, o usuário passa a ter mais confiança em compartilhar os dados e realizar transações online.
As empresas que devem aderir ao PCI são todas aquelas que processam, transmitem ou armazenam dados de cartões de crédito ou débito. Desta forma, a adesão ao PCI se torna obrigatória para todas as empresas filiadas à IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).
Ao obter a certificação, a empresa, como uma TMC, comprova que se preocupa com a segurança da informação de seus clientes.
Apesar de todo o processo de adequação ao sistema exigir esforço e comprometimento, o resultado em termos corporativos é a conquista de uma confiança cada vez maior por parte dos consumidores, aliada à garantia da segurança dos dados e a credibilidade da TMC.
A certificação permite que, caso a empresa sofra alguma violação de dados, e as informações dos clientes sejam reveladas, seja possível acioná-lo judicialmente. Caso contrário, a situação pode ser ainda pior. O selo é um avanço em termos de legislação digital no País.
Stabia já possui a certificação!
Grande parte das transações e compras de passagens aéreas vem acontecendo através de sites ou aplicativos. É neste ambiente que as chances de aproveitar uma promoção se multiplicam, por exemplo. Comprar passagens no balcão de embarque, em cima da hora, já está fora de moda.
Atenta a uma nova concepção de turismo, seja corporativo ou a lazer, a Stabia Turismo preza pela personalização e agilidade dos serviços, sempre mantendo a credibilidade. Por isso, a TMC não tardou a conseguir o selo de segurança PCI antes do fim do prazo.
Ficou curioso? A Stabia Turismo organiza viagens corporativas ou a lazer, para dentro ou fora do País, e ainda oferece condições especiais para grupos de viagem. Entre em contato para maiores informações.