De acordo com um estudo realizado pela Isma-BR (representante da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros que estão no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade. E, no Brasil, os transtornos mentais são a terceira causa de longos afastamentos do trabalho por doença.
Todos esses quadros estão diretamente relacionados ao estresse, fator que não só afasta o colaborador do ambiente de trabalho, como prejudica a realização das atividades diárias, reduzindo a produtividade e causando atrasos. Com essas informações, é possível compreender a importância de pensar no bem-estar dos colabores, em especial, dos viajantes corporativos.
Situações estressantes
Antes de falar sobre formas de amenizar o estresse, é importante entender o que pode fazer com que os viajantes corporativos sofram com esse problema. O primeiro ponto a se destacar é a distância da família e da zona de conforto. Além da saudade dos familiares, o colaborador sofre com o desconforto e a necessidade de lidar com um ambiente novo.
Outro fator estressante é exatamente a adaptação ao destino. A ida para um país diferente, por exemplo, exige a adequação à língua, à cultura e ao fuso horário do destino.
Por fim, a logística da própria viagem pode afetar negativamente o bem-estar do viajante, fazendo com que ele precise lidar com mudanças de última hora, hospedagem desconfortável e problemas com alimentação e transporte.
Para amenizar ou até resolver os desconfortos causados por esses fatores, vale tomar alguns pequenos cuidados durante a organização da viagem. Confira abaixo quais são eles.
1. Aposte no planejamento
O gestor de viagens deve realizar um planejamento detalhado da viagem, pensando em todas as necessidades do colaborador, de forma que elas sejam atendidas de acordo com a política da empresa. Nesse planejamento não devem conter apenas os dados da hospedagem e da ida até o destino, mas também informações sobre os meios de transporte, sobre os horários a serem cumpridos, o transfer do aeroporto para o hotel e até locais de interesse, como restaurantes próximos.
2. Entregue todas as informações
Não espere o colaborador perguntar, entregue as informações com antecedência. Os documentos necessários, dados do voo, da hospedagem, do transfer… tudo que o colaborador possa precisar. Vale também incluir a previsão do tempo do destino, para evitar problemas com roupas.
3. Ofereça conforto
É importante economizar, e isso é fato. No entanto, algumas melhorias nos pacotes de viagens podem facilitar e otimizar a experiência dos viajantes de viagens, contribuindo com o bem-estar e, consequentemente, promovendo benefícios a médio e longo prazo. Por isso, estude a possibilidade de oferecer viagens em classes executivas e ajuda de custo. Além disso, permita que o colaborador embarque um dia antes para ter uma boa adaptação ao local ou, ainda, conhecer algumas atrações do destino.
4. Fique de olho na agenda!
Por mais que esteja viajando a trabalho, o colaborador não está disponível 24 horas para a empresa. Dessa forma, tente organizar os compromissos para que o colaborador cumpra sua carga horária e tenha um tempo hábil para descanso ou lazer.
5. Facilite os processos administrativos
O estresse relacionado à viagem muitas vezes não se restringe aos momentos em que o viajante está em percurso, mas também aos processos administrativos que são realizados antes e após o embarque. Isso porque solicitação de liberação de serviços e prestação de contas podem ser atividades complicadas e trabalhosas. Uma forma de evitar esse desgaste é organizar uma política de viagem com processos administrativos fáceis e intuitivos.
6. Faça uso da tecnologia
Os aplicativos podem ser grandes facilitadores na rotina dos viajantes corporativos, contribuindo com a a solicitação da transporte, o registro de despesas, o acesso a e-mails e até o check-in no aeroporto. Uma boa opção para esse fim é o famoso OBT (online booking tools), ferramenta de viagens que permitem gerenciar desde as reversas e check-ins, até o cumprimento das políticas de viagem da instituição.
7. Aposte em uma consultoria de viagens
Organizar uma viagem de forma que ela atenda às necessidades do colaborador e ainda fique dentro do orçamento da instituição, não é uma tarefa fácil. Por isso, vale contar com o auxílio de uma consultoria em viagens, como a Stabia Turismo, que trabalha de forma personalizada para cada cliente, facilitando a retirada de passaportes e vistos, e ajudando a reservar hotéis, passagens e carros.
Stabia Turismo
A Stabia turismo é a escolha certa para quem deseja planejar viagens corporativas e pessoais e realizar eventos corporativos com facilidade e economia. A consultoria em viagens oferece serviços de reserva de passagens, locação de veículos, contratação de seguro viagem e assessoria para retirara de passaportes e vistos para viajantes que pretendem sair do país a trabalho ou estudo. Além disso, realiza a logística de transporte, hospedagem e translado para congressos e eventos empresariais. Com agilidade e respeito, a Stabia Turismo realiza um atendimento personalizado, priorizando o baixo custo e a satisfação do cliente. Está precisando organizar uma viagem? Então clique aqui e aproveite todas as facilidades que a Stabia Turismo pode oferecer.
Quais práticas você aplica em sua empresa para melhorar a experiência dos viajantes corporativos? Conte nos comentários e compartilhe o nosso conteúdo!