Os Estados Unidos são o principal destino de brasileiros que vão para o exterior. E não é para menos: o país conta com cidades incríveis e incontáveis opções de entretenimento. Orlando, com seus parques fantásticos, Nova Iorque, com points super badalados, Los Angeles, Las Vegas, São Francisco, Washington… Enfim, o país faz juz à posição de destino mais visitado.

No entanto, para adentrar o país, é necessário passar por um processo bastante burocrático: a solicitação de um visto americano para turismo. O governo americano emite vistos a partir da embaixada, em Brasília, e dos consulados, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

Como tirar um visto americano

Para solicitar um visto americano, você precisará preencher este formulário, com informações de seus documentos e escolhendo a cidade em que você quer ser entrevistado. Após concluí-lo, imprima a página de confirmação.

Os documentos necessários para o preenchimento do formulário são: passaporte, vistos anteriores (caso já tenha feito), e quaisquer outros documentos importantes que tenham relação com a sua viagem. Também será cobrada uma fotografia feita no semestre anterior, no formato 5×5 cm e que mostre o rosto todo. Os requisitos completos são encontrados aqui.

Agendamento

Geralmente, é preciso fazer dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos, e outro no consulado ou na embaixada. Em alguns casos, não é necessário o deslocamento até esses lugares. Confira aqui se a sua situação pode ser resolvida à distância.

Crie uma conta utilizando o número da página de confirmação do seu formulário no site da embaixada americana. Depois de informar onde deseja receber o seu passaporte com visto, você deve pagar pela taxa do visto, via cartão de crédito ou via boleto. Os valores de cada tipo de visto podem ser conferidos aqui.

A partir daí, você já poderá agendar as suas visitas pelo site. Solicitantes entre 14 e 79 anos devem comparecer pessoalmente à entrevista. Menores de 14 e maiores de 79 anos podem ser representados por outros.

Para a entrevista

De acordo com a Lei de Imigração de Naturalização, solicitantes de visto devem mostrar ao oficial consular que têm fortes vínculos com o país de origem e que pretendem deixar os Estados Unidos depois de uma visita temporária. Alguns documentos que podem ajudar a comprovar tal situação são carteira de trabalho, documentos de veículos, escrituras de imóveis, passaportes atuais ou expirados com vistos anteriores, etc. Confira aqui mais documentos. O oficial consular pode não achar os seus documentos suficientes e pedir que você marque outra visita com mais documentos.

Agora, é só viajar!

Após a aprovação do visto, os solicitantes normalmente recebem o documento em até 10 dias. O status da solicitação pode ser conferido aqui. Depois, é só arrumar as malas e ir! Vale lembrar que brasileiros com visto americano podem também entrar no Canadá, bastando apenas solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA).

A Stabia

Se todo esse processo pareceu demasiadamente cansativo para você, não há por que se preocupar. Na Stabia, a nossa equipe está preparada para ajudá-lo não apenas com a emissão do seu visto, como de outros documentos importantes, como passaporte ou certificado de vacinação. O nosso objetivo é sempre facilitar suas viagens, para que a sua única preocupação seja curtir!

Scroll Up
Share This