Com o  aumento das temperaturas na Terra, algumas  geleiras estão derretendo bem mais rápido que o previsto e, como resultado, os níveis do mar podem atingir níveis alarmantes mais cedo. De acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU divulgados em agosto, o nível do mar pode subir cerca de 2 metros até 2100 e 5 metros até 2150, se as condições permanecerem inalteradas. Além disso, mesmo que as emissões sejam reduzidas, o nível do mar continuará subindo e as consequências serão enormes.

É baseado no mesmo relatório, que a agência Climate Central criou um mapa onde mostram como algumas cidades podem já ser prejudicadas já nos próximos anos, sendo algumas delas, até 2030.

Dentro estas cidades, podemos citar 5 bem famosas:

Veneza

A histórica cidade de Veneza na Itália é considerada um dos pontos mais críticos do planeta. Com o grande crescimento da cidade e das áreas aterradas, a cidade já sente a inundação esporadicamente. A este fenômeno, é atribuído o nome de acqua alta, e ocorre geralmente no outono ou inverno.

O problema é que as mudanças climáticas têm desempenhado um papel decisivo na elevação do nível do mar, causando o derretimento das geleiras e fazendo o mar subir. Desde 1890, o aumento do mar já foi de 32cm na cidade, a caso chegue a 50cm, parte da cidade já estaria inundada.

Amsterdã

Conhecida por ser bastante  plana e abaixo do nível do mar, a localização geográfica da Holanda tem sido um desafio para a sobrevivência do país há séculos. metade do seu território se encontra a apenas 1 metro acima do mar, e em algumas regiões estão na verdade, abaixo do nível do mar, o que é o caso de Amsterdã.

Para tentar contornar a situação, foi construída a 80 anos, uma barreira com 32km, afim de conter o mar do norte. Entretanto, alguns cientistas afirmam que com o aumento nível do mar, esta barreira perca de forma natural seu efeito de contenção.

Bangkok

Alguns cientistas que de todas da lista, provavelmente Bangkok seja a mais atingida de todas. Por ser uma cidade com bastante aterros, bem como Veneza, e por estar a somente 1,5 m acima do nível do mar, alguns bairros afundam em média de 2 a 3 cm por ano, e em alguns casos já chega a 1m.

De acordo com algumas estimativas, uma boa parte da cidade estará submersa até 2030 caso o cenário continue o mesmo. Isto inclui também a área onde está localizado o maior aeroporto do país.

Nova Orleans

Assim como Amsterdã, a cidade possui um sistema de diques, para manter a cidade protegida do mar, e o fato de ser cercada por 3 rios não contribuem muito, já que na região são comuns furacões e enchentes.

A cidade já passou por um dos maiores desastres climáticos da dos últimos tempos, o furacão Katrina, em 2005. A catástrofe deixou um rastro de 1.800 mortes e prejuízos da ordem de 125 bilhões de dólares em prejuízos. De acordo com especialistas no entanto, os diques diques que foram construídos não suportarão o clima produzido pelos constantes furacões.

Ho Chi Minh 

A cidade localizada no Vietnã está situada a uma elevação de cerca de 19 m, o que pode parecer muito. O problema é que parte da cidade foi construída sobre um pântano, e corre o risco de também entrar nesta lista de cidades que podem desaparecer até 2030.

E você? Conhece alguma destas cidades? Caso esteja nos seus planos, saiba que pode sempre contar com a Stabia para garantir a viagem dos seus sonhos.

 

 

Imagem: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/legalcode

 

 

 

Share This