Marcar presença em um grande evento que debata as viagens corporativas é uma experiência única. Trata-se de uma grande oportunidade para ampliar a rede de contatos na área, ter acesso a diferentes fontes de informação e participar de discussões acerca das últimas novidades.

A Stabia esteve presente em dois grandes eventos da área de viagens corporativas recentemente: um realizado no Brasil e outro no exterior. Unindo as duas experiências, percebe-se que hoje a gestão de viagens está baseada em quatro pilares: a tecnologia, uma empresa do tipo TMC, o gestor de viagens e o viajante.

Neste texto vamos abordar os pontos que foram discutidos em cada encontro e a participação da Stabia nos eventos. Veja a seguir.

Participamos de grandes eventos de viagens corporativas. O que aconteceu?

A Global Business Travel Association (GBTA) promoveu em Curitiba (PR), um encontro para discutir desafios e oportunidades do setor de hotelaria e viagens no mundo atual, caracterizado no evento como volátil, instável, complexo e ambíguo – VUCA.

Uma parte das apresentações se concentrou em discutir como as ferramentas tecnológicas influenciam na escolha da hospedagem e na redução de custos. Atualmente, existem  no mercado uma série de tecnologias voltadas à gestão de viagens, desde os que permitem novos meios de hospedagem, como Airbnb, até aqueles que oferecem opções alternativas para deslocamento, como a Uber.

No encontro também foram apresentados os  números do BTI, estudo feito pela GBTA em relação às viagens corporativas. O levantamento mostrou que, após período de retração em 2016, o setor de viagens corporativas voltou a crescer no Brasil em 2017.

Atualmente, nosso país concentra mais da metade dos gastos com viagens em toda a América Latina. O grande volume fica a cargo das viagens domésticas.

Até 2020 a expectativa é que aconteça um aumento de gastos com viagens a cada ano. Os prognósticos dão conta que o valor do ticket-médio das passagens aéreas e diárias de hotéis no Brasil caia em torno de 2%, e o das locadoras de veículos suba em média 1%.

O evento da GBTA ainda discutiu a questão da mobilidade compartilhada, alternativa que pode reduzir custos e otimizar a logística da viagem. O fato de compartilhar um só veículo na hora do transporte, seja alugando um carro ou recorrendo ao táxi ou outros aplicativos de carona, pode ajudar a controlar o orçamento.

A Stabia foi representada por um de seus membros, apresentando palestra que enfocou como a tecnologia pode ajudar na gestão de viagens. A apresentação trouxe novidades a respeito da integração de sistemas como OBTs, BI, Back Office e Expanse Management; como o gestor de viagens deve analisar esses números e qual o papel da TMC (Travel Management Company) nos dias de hoje.

ACTE Summit NYC 2018: dicussão sobre viagens corporativas a nível global

Após a experiência em Curitiba (PR), a Stabia também marcou presença no ACTE Summit NYC 2018, um dos maiores eventos que discute as viagens corporativas ao redor do mundo.

A magnitude do evento ficou expressa na organização da programação, na montagem das feiras e na confecção de aplicativos voltados ao evento que se aplicam até à possibilidade dos participantes fazerem networking.

Entre mais de 100 palestras e 40 seções educacionais em três dias de evento, percebemos que um dos temas mais discutidos foi o papel do Big Data para melhorar a gestão das viagens corporativas. Assim, torna-se possível elaborar melhores estratégias para buscar fornecedores e agir na elaboração do budget, além do auxílio para elaborar novas políticas de viagem.

Outra questão foi o traveler centricity ou “viajante no centro”. Trata-se de uma política de viagens que foca totalmente nas necessidades do viajante, garantindo que ele tenha a melhor experiência possível durante o deslocamento, o que pode refletir de forma positiva no aproveitamento profissional vinculado aos negócios.

Atualmente, a TMC precisa agir com visão macro, auxiliando o gestor na execução de relatórios e buscando as melhores práticas, e não mais sendo responsável somente pela emissão dos serviços das viagens. O planejamento exige participação ativa!

Os conteúdos apresentados pela Stabia na conferência da GBTA, assim como os painéis do ACTE (em inglês), podem ser enviados por e-mail. Para fazer uma solicitação, basta nos enviar uma mensagem informando o seu endereço eletrônico.

A Stabia procura se manter sempre atualizada em relação às novidades do setor, participando de discussões e colaborando para que as viagens corporativas sejam experiências positivas do ponto de vista profissional e pessoal.

Essa atualização constante reflete em nossos serviços, que você pode conhecer através do site. Aproveite para assinar a newsletter e se manter atualizado com novos conteúdos.

Share This