Não se pode gerenciar um setor de viagem corporativa (ou até mesmo uma empresa) sem ter em mente os famosos savings.
No segmento de viagens, especificamente, a falta de planejamento e boas práticas podem resultar em orçamentos inchados e custos extras indesejados. Portanto, o caminho é um só: estabelecer critérios e métricas que permitam a economia de despesas com deslocamentos de funcionários. É a partir dessa atitude que se garante melhor aproveitamento de recursos, permitindo assim a tomada de decisões estratégicas com mais segurança.
Abaixo, separamos três dicas preciosas para quem está em busca de alta performance e custos adequados em viagem corporativa.
Política de viagens
Criar e implementar uma política de viagens é a primeira e fundamental atitude para qualquer empresa que deseja trabalhar com viagem corporativa. É a partir deste documento que colaboradores e gestores vão se basear para executar qualquer deslocamento, seja em território nacional ou internacional.
É importante ressaltar que para estabelecer uma política de viagens é preciso contemplar o maior número de detalhes e situações possíveis durante uma viagem corporativa, minimizando assim possíveis conflitos, desconfortos ou até mesmo abusos. Uma boa política de viagens deve resguardar os interesses da empresa, ao mesmo tempo em que também se preocupa com questões relacionadas à segurança, ao bem-estar e conforto dos funcionários viajantes.
Na prática, contemple ocasiões específicas em que uma viagem corporativa é necessária, o orçamento destinado aos deslocamentos, os valores das diárias, o tipo de hospedagem e transporte a ser disponibilizado para viajantes dos mais diversos cargos da empresa, entre outras determinações.
Negociação com fornecedores
A redução de custos passa pelas boas negociações. No universo de viagem corporativa, inúmeros são os fornecedores: companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos e receptivos, para citar apenas alguns.
Para a empresa, o desafio está em conseguir uma prestação de serviço de qualidade por um valor acessível. Neste quesito, a parceria com uma agência de viagens corporativas é essencial, já que, além de conhecimento técnico, a TMC usufrui dos benefícios de estar inserida na indústria e ter relações duradouras com os fornecedores.
Mais do que negociar preço, é preciso discutir sobre condições e prazos de pagamento, bonificações e benefícios adicionais que podem ajudar na análise de custo de determinado produto ou serviço.
Planejar a viagem corporativa com antecedência
O respeito ao orçamento passa pelo planejamento, portanto, quanto maior a antecedência, maior a possibilidade de que a viagem corporativa tenha um bom resultado financeiro para a empresa.
Um cronograma minucioso de viagens pode otimizar processos e permitir a troca inteligente de serviços. Por exemplo: caso mais de um funcionário precise viajar para a mesma região no mesmo período, pode-se cogitar o aluguel de apenas um veículo para deslocamentos, ou até mesmo transfers compartilhados. No aéreo ou hospedagem, o volume de reservas traz, em muitos casos, vantagens adicionais. Pense nisso.
Ao implementar processos que priorizam o planejamento, a possibilidade de oferecer aos colaboradores serviços de qualidade (por um preço mais atraente) aumenta, e muito.
Sobre a Stabia
A Stabia é uma das TMCs mais conceituadas do mercado. Fornece serviços de consultoria em viagens corporativas, particulares e no suporte a eventos empresariais, visando o cumprimento de requisitos aplicáveis e a satisfação total dos nossos clientes, com uma equipe de alto desempenho e fornecedores qualificados. Saiba mais sobre os nossos serviços aqui.
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